lunes, 15 de noviembre de 2010

1965 - I FESTIVAL NACIONAL DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA



El Festival fue una realización de la TV Excelsior (Canal 9 de São Paulo).
Tuvo lugar entre el 27 de marzo y el 6 de abril de 1965 y participaron 36 canciones semi-finalistas, sobre 1.290 inscriptas.
Primer Premio: "Berimbau de Ouro", para "Arrastão" de Edu Lobo y Vinicius de Moraes, interpretada por Elis Regina.

ARRASTÃO
Música: Edu Lobo
Letra: Vinicius de Moraes
© 1965

Eh! tem jangada no mar
Eh! hoje tem arrastão
Eh! todo mundo pescar
Chega de sombra, João
Já ouviu?
Olha o arrastão entrando no mar sem fim
Eh! meu irmão me traz Iemanjá pra mim
Olha o arrastão entrando no mar sem fim
Eh! meu irmão me traz Iemanjá pra mim
Minha Santa Bárbara, me abençoai
Quero me casar com Janaína
Eh! puxa bem devagar
Eh! já vem vindo o arrastão
Eh! é rainha do mar
Vem, vem na rede, João
Pra mim,
Valha-me Deus Nosso Senhor do Bonfim
Nunca jamais se viu tanto peixe assim
Valha-me Deus Nosso Senhor do Bonfim
Nunca jamais se viu tanto peixe assim



La Discografía de este evento se limita a vinilos singles [7" (33 rpm) con 2 o 4 temas], que las grabadoras brasileñas de la época editaron con sus artistas contratados.



1965 - ELIS REGINA
A. ARRASTÃO (Edu Lobo/Vinicius de Moraes)
B. ALELUIA (Edu Lobo/Ruy Guerra)
CBD/Philips S 7” nº 365.083 PB 
Grabado en estudio en el mes de mayo.  

     






    


1965 - EDU LOBO con la participación del TAMBA TRIO
A. ARRASTÃO (Edu Lobo/Vinicius de Moraes)
B. REZA (Edu Lobo/Ruy Guerra)
Elenco (de Aloysio de Oliveira) S 7” nº CE-14
Grabado en estudio en diciembre de 1964.
Fonogramas extraídos del LP "A música de Edu Lobo por Edu Lobo"


1965 - EDITH VEIGA
A. SÓ VAI NA ONDA (Jorge Costa/Wilson Ribeiro)
B. ARRASTÃO (Edu Lobo/Vinicius de Moraes)
Chantecler S 7” nº C-33-6113
 
                      






1965 - PAULINHO NOGUEIRA
A. ... DAS ROSAS (Dorival Caymmi)
B. ARRASTÃO (Edu Lobo/Vinicius de Moraes)
RGE S 7” nº CS-70.143




1965 – CLAUDETTE SOARES
A. EU SÓ QUERIA SER (Vera Brasil/Myriam Ribeiro)
Premiada no 1º Festival da Música Popular Brasileira - 3º lugar
B. BARQUINHO DIFERENTE (Sergio Augusto)
Mocambo S 7” nº 1.049




1965 – HEBE CAMARGO
A. QUEIMADA (Messias)
B. MISS BIQUINI (Sylvio Mazzuca/Zuleika Amaral)
Polydor S 7” nº CSPN 5009



1965 - MARCIA com Manfredo Fest Trio
A. ARRASTÃO (Edu Lobo/Vinicius de Moraes)
B. MISS BIKINI (Sylvio Mazzuca/Zuleika Amaral)
RGE S 7” nº CS 70.144





1965 - QUARTETO EM CY
B. … DAS ROSAS (Dorival Caymmi)
A. ARRASTÃO (Edu Lobo/Vinicius de Moraes)
Forma S 7” nº FS 100.000



1965 - LENY EVERSONG
Álbum “Bossa… com a internacional Leny Eversong”
A.1. ALELUIA (Edu Lobo/Ruy Guerra)
A.2. ARRASTÃO (Edu Lobo/Vinicius de Moraes)
B.1. GANGAZUMA (Carlos Cruz/Almeida Rego)
B.2. NIGHT AND DAY (Cole Porter)
Farroupilha EP nº CFA-132
   




1965 - OS VELHINHOS TRANSVIADOS - JOSÉ MENEZES
Álbum “Os velhinhos transviados no arrastão”
A.1. ARRASTÃO (Edu Lobo/Vinicius de Moraes)
A.2. LETKISS JENKA (Rauno Lehtinen)
B.1. LET'S KISS KISS KISS (Ken Wall)
B.2. CARCARÁ (João do Vale/José Cândido)
RCA Victor EP nº LCD-1125

 



1965 - ZÉ MARIA E SEU CONJUNTO
A.1. PERPÉTUUM (Zé Maria)
A.2. O MORRO NÃO TEM VEZ (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
       ARRASTÃO (Edu Lobo/Vinicius de Moraes)
B.1. TRISTE NOTURNO (Zé Maria/Johnny Alf)
B.2. MADALENA
RCA Victor EP nº LCD-1132













Al año siguiente se editó la primera versión instrumental extranjera:

1966 - HERBIE MANN
A. TODAY (Mann/Nelson)
B. ARRASTÃO (Lobo/Gimbel) Arreglos y dirección de Oliver Nelson
Atlantic Records S 7” (45 rpm) nº 45-5064
                     



Curiosidad:
Geraldo Vandré que había interpretado "Sonho de um Carnaval" de Chico Buarque, tenía inscripta como compositor "Hora de Lutar", que no clasificó y grabó ese mismo año.

1965 - GERALDO VANDRÉ
Com Erlon Chaves e Sua Orquestra
1. HORA DE LUTAR (Geraldo Vandré)
2. A MARÉ ENCHEU (Geraldo Vandré)
Continental S 7” nº 33-335
Hora de Lutar
Capoeira vai lutar / já cantou e já dançou /não pode mais esperar... / Não há mais o que falar / cada um dá o que tem / Capoeira vai lutar... / Vem de longe, não tem pressa / mas tem hora p'ra chegar / já deixou de lado sonhos / dança, canto e berimbau / abram alas, batam palmas / poeira vai levantar / quem sabe da vida espera / dia certo p'ra chegar / capoeira não tem pressa /mas na hora vai lutar / Por você... / Por você...










2 comentarios:

  1. Me gustó mucho esta su postagem. Siempre que puedo vengo aqui en visita... congratulaciones.

    ResponderEliminar
  2. Me gustó mucho esta su postagem. Siempre que puedo vengo aqui en visita... congratulaciones.

    ResponderEliminar